Relatório sobre a Semana dos Direitos Animais:
DIDA em São Paulo e Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro




09/12
Dia Internacional dos Direitos Animais 2007, São Paulo


Organizado pelos grupos Holocausto Animal e VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos direitos Animais e Sociedade, o Dia Internacional dos Direitos Animais (10/12) foi celebrado em São Paulo das 10 às 14 horas do dia 09 de dezembro.

Cerca de 150 ativistas reuniram-se próximos ao Parque do Ibirapuera para realizar um trabalho de conscientização junto aos motoristas e pedestres que passavam pela região. Foram distribuídos cerca de 4.000 panfletos durante as primeiras duas horas da manifestação e também foram exibidas muitas faixas e cartazes. Ao meio-dia e meia, os manifestantes saíram em passeata pela Avenida Pedro Álvares Cabral. A caminhada, que foi liderada por um carro de som, durou cerca de uma hora e meia e ocupou duas faixas de trânsito de veículos.

A imprensa (duas emissoras de televisão, uma revista e uma agência de notícias) esteve presente para noticiar a manifestação que nesse dia levou a mensagem dos direitos animais a milhares de paulistanos. O Dia Internacional dos Direitos Animais 2007 em São Paulo fez jus a um ano de muitas conquistas pelos direitos animais em todo o mundo. Os organizadores agradecem a todos os ativistas que compareceram à manifestação para fazer a diferença pelos animais e a todos os voluntários que trabalharam na organização e divulgação nos dias que antecederam a data.

Veja as fotos do protesto em http://community.webshots.com/album/561814122wqVfde

Assista ao vídeo do protesto em http://www.youtube.com/watch?v=EKFR-BxtqkI

--------

10/12
Entrevista no Programa Happy Hour da GNT


Transmitido pelo canal GNT (Globosat), o programa Happy Hour, apresentado por Astrid Fontenelle, foi ao ar ao vivo para todo o Brasil no dia 10/12 (Dia Internacional dos Direitos Animais) com o tema “Ser Vegetariano”. O elenco contou com a presença do nutricionista especializado em dietas vegetarianas Dr George Guimarães, da Ananda (mãe de uma criança vegetariana), da atriz Lucélia Santos e de Antônio Tigre (professor de Yoga), sendo que os dois últimos não eram exatamente vegetarianos, pois declararam consumir peixes. Em um espaço de tempo curto (uma hora), muitos mitos acerca do modo de vida vegetariano, desde o comportamento à alimentação propriamente dita, vieram à tona e alguns puderam ser esclarecidos.

O programa pode ser visto acessando os links abaixo. Apesar de muito interessante, recomendo àqueles que não estiverem com tempo para assistir o programa na íntegra, que assistam ao menos a parte 6:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=PyvF2bpbhak
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=j2xRi6u61Hk
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=tZAnsV6OJzI
Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=d5045Xrx5dc
Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=yvBfzasNpRU
Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=LaIEIvL4sG4

--------

11/12
Palestra na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro


Organizada pelo Vereador Claudio Cavalcanti, aconteceu na noite do dia 11/12 na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro uma sessão solene que levou à sala da Plenária da Câmara o tema dos direitos animais. A sessão contou com a presença de dezenas de ativistas cariocas que puderam fazer uso da palavra após a apresentação proferida pelos integrantes da mesa. A mesa foi composta pelo Vereador Claudio Cavalcanti, pelo advogado ambientalista Dr Wanderley Rebello e pelo Dr George Guimarães, nutricionista e ativista pelos direitos animais, que desenvolveu sobre dois temas diferentes: “o papel das dietas vegetarianas como estratégia de saúde pública para melhorar a saúde da população” e “perspectivas para o movimento pelos direitos animais no Brasil e no mundo”. Encerradas as falas iniciais dos integrantes da mesa, a solenidade teve continuidade com discursos de diversos ativistas cariocas, dentre eles Dra Preci Haydée Grohmann, Dra Ivna Monte Lima, Charles de Freitas Lima, Bruno Müller e Bianca Turano.

A solenidade na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, casa esta que tem sido palco de importantes disputas em favor dos animais trazidas levadas adiante pelo Vereador Claudio Cavalcanti, foi um verdadeiro marco no ativismo pelos direitos animais no Rio de Janeiro, que teve a oportunidade de levar a sua mensagem ao salão da plenária da casa legisladora da cidade.

A sessão, que teve cerca de três horas de duração, foi filmada e transmitida pela TVRIO (TV da Câmara dos Vereadores) e em breve estará disponível para ser assistida online, o que será divulgado assim que for disponibilizado.

--------

11/12
Marcelo Yuka


Após a sessão solene na Câmara dos Vereadores, que se encerrou próximo às 23 horas, tive a oportunidade de encontrar-me com o compositor Marcelo Yuka, da banda O Rappa. Vítima da violência urbana ao tentar impedir que uma mulher fosse assaltada, Marcelo Yuka tornou-se paraplégico há sete anos. Yuka continua compondo músicas para diferentes bandas e milita no movimento em favor dos deficientes físicos. Em função de sua militância, Yuka tem uma opinião (mal-) formada sobre a questão da experimentação animal, defendendo que ela seja útil para pesquisas as com célula-tronco, por exemplo. Tendo se tornado vegetariano há seis meses, tivemos a oportunidade de conversar por mais de duas horas de maneira muito cordial e esclarecedora, discutindo sobre a outra versão em relação à experimentação animal, tanto no que tange à ética em relação aos direitos animais quanto no que diz respeito à validade destes experimentos para a saúde humana.

--------

12/12
João Gordo


Na quarta-feira, acidentalmente encontrei-me com João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão e apresentador da MTV. João Gordo tornou-se vegetariano há alguns meses e tem falado sobre o tema em algumas oportunidades. O nosso breve encontro foi útil para firmarmos o compromisso dele em participar de uma campanha que o VEDDAS lançará em 2008 e que contará com a participação de alguns vegetarianos famosos.

--------

Maio de 2008
Encontro Nacional de Direitos Animais


Saiba mais em www.veddas.org.br/encontro.htm

--------


2007 foi um ano de muito trabalho, aprendizado e conquistas para aqueles que atuam na luta pelos direitos animais e 2008
certamente será um ano de muito crescimento e mais conquistas!



Saudações,

George Guimarães

Nutricionista vegano e ativista pelos direitos animais
veddas@veddas.org.br

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br

NutriVeg Consultoria em Nutrição Vegetariana
www.nutriveg.com.br

VEGETHUS Restaurante Vegetariano
www.vegethus.com.br