Protesto: Dia Internacional dos Direitos Animais 2008
Tema: LUGAR DE ANIMAL NÃO É NO CIRCO
Data: 07 de dezembro
Horário: pontualmente às 10h30

Local: São Paulo – Avenida Paulista, esquina com a Rua Ministro Rocha Azevedo (estação Trianon do metrô)
Apoio: Surya Cosméticos sem Crueldade
Organização: Holocausto Animal e VEDDAS



O QUE É O DIDA?
Todos os anos, desde 1998, o dia 10 de dezembro é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos Animais. Em São Paulo, a data será lembrada pelo 3º ano consecutivo em protesto organizado pelos grupos Pelo Fim do Holocausto Animal e VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade no dia 07 de dezembro.

O tema do DIDA 2008 em São Paulo será LUGAR DE ANIMAL NÃO É NO CIRCO!


MANIFESTAÇÃO
A expectativa mínima de público é de 300 pessoas (número aproximado que compareceu ao protesto nos anos anteriores). Devido à urgência e atualidade do tema proposto, esperamos nesse ano reunir ainda mais pessoas. Isso dependerá apenas da disposição dos ativistas, dando a devida atenção à questão dos animais em circo. Dando a devida continuidade à mobilização que o tema merece, estamos cada vez mais próximos de uma vitória significativa para os animais em âmbito nacional.

O protesto desse ano, que terá concentração no endereço indicado acima e será seguido de passeata pela Avenida Paulista, contará com a presença de uma carreta de circo (gentilmente emprestada pelo Rancho dos Gnomos), correntes, faixas, cartazes e panfletos sobre o tema. O VEDDAS-MÓVEL estará presente exibindo um documentário produzido pela ONG inglesa ADI que mostra imagens obtidas nos bastidores de circos brasileiros e de outros pelo mundo.


MATERIAIS
Todo o material descrito será fornecido pelos organizadores ao público que comparecer ao protesto. Precisamos de muitos voluntários para operar todo esse material (segurar, amarrar, ocupar a carreta, etc), portanto, chegue no horário marcado e, se possível, inscreva-se pelo e-mail voluntarios@veddas.org.br

Se decidir trazer algum material próprio, use de critério na sua confecção. Cartazes ou faixa com dizeres em letra pequena ou imagens que não podem ser entendidas à distância apenas poluem a comunicação visual do protesto, pois tiram a atenção dos materiais que forem desenvolvidos para que houvesse maior clareza na compreensão.

Sim, quando se trata de um protesto estrategicamente desenhado, levar nada é melhor do que levar um cartaz ruim. Já teremos muitos materiais no local que precisarão de muitas mãos para serem segurados e esticados. Ainda assim, esteja à vontade para fazer o seu próprio material, que não precisa ser sofisticado, mas precisa apenas ter uma comunicação clara, direta e precisa.

Vista-se preferencialmente de preto, pois isso dará uniformidade ao protesto. Se não tiver uma camiseta preta, os organizadores estarão vendendo camisetas no local.


COMPAREÇA! OS ANIMAIS PRECISAM DA SUA VOZ E A HORA É AGORA!!!




Saiba mais acessando:
www.veddas.org.br/circos
www.holocaustoanimal.org/agenda.htm