ANÁPOLIS, O RETORNO

ANÁPOLIS, O RETORNO - Ação contra vivissecção - 20 de novembro de 2007


Defensores dos direitos animais atuam em Anápolis (GO) contra ação criminosa de médicos

Nesse momento acalorado do debate sobre a votação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei 1.153/95, que visa regulamentar a experimentação animal, um novo capítulo de um embate que já tem história está para acontecer em Anápolis, Goiás:


PROTESTO

Integrantes do grupo VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade (São Paulo) estarão protestando em Anápolis (GO) contra o curso 30º Treinamento em Cirurgia Videolaparoscópica promovido pelo médico Dr. Luiz Henrique de Sousa, responsável pelo Fêmina Hospital e Maternidade, em Goiânia. Esta edição do curso que acontece tradicionalmente no Hotel Fazenda Estância Park, Anápolis (GO), dezenas de porcos serão submetidos a procedimentos cirúrgicos e em seguida mortos.


Quando: Terça-feira, 20 de novembro, pontualmente às 11 horas

Onde: Em frente ao Hotel Fazenda Estância Park Hotel – Km 02 da BR-414, Anápolis, Goiás

Contato: veddas@veddas.org.br


CRIME

Os integrantes do VEDDAS entendem que a prática da vivissecção (que é a realização de experimentos em animais vivos para fins didáticos e/ou científicos) fere a princípios éticos e morais que se aplicam aos animais de maneira irrevogável. Além disso, os organizadores do curso, que cobram uma pequena fortuna (de 9 a 12 mil reais por participante), estão cometendo uma série de transgressões à nossa legislação federal.


Segundo a Lei Federal 6.638/79, o local que realiza atividades dessa natureza deve ser um centro de pesquisa credenciado, o que não é o caso da propriedade onde será realizado o curso. Ademais, existem técnicas alternativas para o tipo de treinamento ao qual o curso se propõe e que dispensam totalmente a utilização de modelos in vivo. O capítulo 1º do artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 considera crime a realização de “experiências dolorosas ou cruéis em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos”. A opinião pública, a sociedade civil organizada e os veículos de informação estão atentos a esta afronta à nossa Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).


Os defensores dos direitos animais estarão protestando no local nesta segunda-feira, 20 de novembro de 2007, para cobrar que o caso seja tratado com a devida agilidade, antes que seja tarde para salvar estes animais inocentes de uma morte injustificável.


HISTÓRICO E PROMESSA CUMPRIDA

Um curso semelhante foi realizado em junho de 2007 no mesmo local e organizado pelas mesmas pessoas. O VEDDAS realizou uma ação coordenada composta por protestos no local do curso e ações judiciais no Fórum Municipal de Anápolis. Mas foi com a atuação do IBAMA que o curso foi embargado e todos os 121 cães que seriam utilizados nos procedimentos foram resgatados e encaminhados para adoção por uma entidade local (ASPAAN). Saiba mais sobre esse episódio vitorioso acessando http://veddas.blogspot.com/2007/12/anapolis.html e conheça o desfecho dela em http://veddas.blogspot.com/2007/12/promessa.html.


No entanto, três dias após o embargo do IBAMA, os organizadores do curso conseguiram um mandado de segurança para utilizar porcos no lugar dos cães. Como essa medida judicial foi obtida poucas horas antes do início de um feriado, não houve a possibilidade de contestar em tempo para salvar os animais a essa decisão judicial, que claramente contrariava duas leis federais (6.638/79 e 9.605/98). Os organizadores foram posteriormente autuados pelo IBAMA por terem desrespeitado o embargo que havia sido determinado.


PROMESSA 2

Desta vez, 20 de novembro de 2007, não haverá espaço para tais manobras. Este curso que lucra com a exploração de animais de maneira desnecessária, criminosa (já que há métodos alternativos) e injustificada (pois os animais não são nossos para serem explorados), será fechado em definitivo.


Acompanhe o desenvolvimento da atuação do VEDDAS acessando
http://veddas.blogspot.com/2007/12/anapolis-retorno.html.



VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br