Anápolis2

Recebemos a notícia de que a ALF realizou uma ação direta em Anápolis na madrugada do dia 05/06/07


O VEDDAS está presente na cidade de Anápolis (GO) desde o dia 03/06/07 para acompanhar o caso relativo ao Curso de Imersão em Cirurgia Vídeolaparaoscópica, que utiliza animais vivos no ensino dos alunos.

Saiba mais sobre o caso: www.veddas.org.br/anapolis.htm


O VEDDAS está tratando do tema no âmbito jurídico em parceria com outras ONGs, além da ter organizado um protesto no dia 04/06/07 em frente ao hotel.

Na madrugada seguinte ao protesto, um grupo de ativistas da Frente de Libertação Animal (ALF) atuou no local por meios ilegais. Ao mesmo tempo em que não incentivamos tais métodos, não podemos deixar de admirar a coragem dos ativistas que arriscaram as suas próprias vidas e liberdade pela libertação desses animais que estavam condenados a uma morte injustificável.

As fotos abaixo foram colhidas de comunidades no orkut, onde passaram a circular na tarde do dia 05/06/07. O relato é nosso, feito com base em testemunhos dos moradores e funcionários da região no entorno do hotel, onde estivemos esta manhã para apurar os fatos.


Relato

(todos os fatos são relatados foram obtidos de declarações de terceiros, com exceção de alguns que foram obtidos a partir da nossa própria observação na manhã de 05/06/07)

Segundo alguns funcionários de propriedades vizinhas ao hotel, a propriedade do hotel teria sido invadida na madrugada do dia 05/06/2007 por pessoas não identificadas pelo hotel ou pela polícia. As testemunhas da região atribuem o ato de vandalismo a pessoas ligadas à atuação que está havendo em relação à questão dos animais que seriam utilizados para a vivissecção durante o curso. Enquanto essas testemunhas conversavam conosco, os relatos freqüentemente se referiam aos transgressores utilizando o sujeito “vocês” (ao que parece, no entendimento do público local, todos os que atuam pela causa animal são um só). Para fins de esclarecimento, informamos que o VEDDAS não está ligado a ações dessa natureza e nem tampouco estão os seus integrantes.

Segundo os relatos, a propriedade teria sido invadida acompanhada do disparo de bombas. Há o relato de que uma viatura da polícia militar estava de prontidão nas imediações da propriedade e de que o disparo teria desviado a atenção dos policiais enquanto a propriedade era invadida com o objetivo da libertação dos animais lá enclausurados e que seriam destinados à prática da vivissecção na manhã seguinte.

Em visita ao local na manhã de 05/06/07, pudemos constatar uma cerca cortada e o muro do recinto que abrigava os cães pichado com os dizeres: “libertação animal”, “vivissecção”, “livres finalmente”, experimentem em si mesmos”, “ALF” e “to the shac 7” – conforme mostram as imagens abaixo (depois de algum trabalho de interpretação).

Segundo as testemunhas, os cães foram libertados de sua clausura com o uso de instrumentos para a abertura de grades e cadeados. Em diligência realizada no dia 03/06/2007, o IBAMA registrou a presença de 121 cães enclausurados. Segundo os vizinhos, TODAS as quatro baias que abrigavam os animais foram abertas pelos ativistas. Relata-se que alguns foram recapturados, enquanto outros foram parar em propriedades vizinhas a até 3 km de distância do hotel. Não registramos relatos sobre animais mortos ou feridos na ação ou posteriormente a ela. Foi relatado que foram chamados funcionários do Centro de Controle de Zoonoses da cidade e que eles teriam conseguido levar de volta à propriedade um único animal apenas.

Assim que cheguei nesta manhã à área pública que faz perímetro com a propriedade do hotel para apurar os fatos relatados, fui prontamente acusado por funcionários do hotel (dado o fato de termos estado presentes na manifestação pacífica no dia anterior). Com isto, não conseguimos obter mais informações sobre a situação e número de animais que ainda permaneciam na propriedade na manhã de hoje.

O boato na região é de que a ação foi realizada por um grupo profissional e bem organizado, haja vista que conseguiram driblar a segurança do hotel e a polícia militar que (relata-se) estava presente em frente à propriedade naquela noite. Relata-se ainda que houve disparos de tiros e perseguição por parte dos policiais. Não obtivemos informações sobre onde foram disparadas as supostas bombas e qual o dano que elas teriam causado. Também não obtivemos informações sobre a investigação da polícia.

O que sabemos ao certo é que na madrugada de 05/06/07, poucas horas antes do início previsto para o curso de vivissecção, houve uma ação direta da ALF na cidade de Anápolis (GO), na qual foram salvos muitos animais que estavam condenados a serem submetidos a cirurgias que não atendiam aos interesses desses animais. Depois seriam mortos e seus corpos descartados. Dos heróis anônimos que atuaram em benefício dos animais sem esperar receber por isso qualquer mérito, fica apenas o registro das silhuetas e inscrições que podem ser vistas nas fotos que circularam na Internet no dia de hoje em listas de discussões e comunidades virtuais.

Fica também a mensagem de que há muitos caminhos para a libertação animal e não há um que seja mais eficiente do que o outro. Enquanto alguns simplesmente escolhem adotar uma dieta que respeite o direito à vida de outros seres senscientes, outros atuam na educação pelos direitos animais (através da produção de textos, junto à mídia ou na conscientização individual). Enquanto alguns atuam no campo jurídico através da criação de projetos de lei que favorecem aos animais ou movendo ações contra os que cometem abusos, outros colocam a sua vida e a sua liberdade em risco para salvar aqueles que teriam tido poucas chances senão o resgate imediato e efetivo. Seja em uma, seja em outra, ou seja em todas essas quatro áreas (dieta, educação, direito e ação direta) juntas (pois há de haver também aqueles que atuam em todas elas), todas as iniciativas que tenham na libertação animal o seu verdadeiro propósito são válidas, não sendo qualquer uma delas mais ou menos válida do que a outra.

Ficamos felizes em termos encontrado aqui (ainda que não tenha sido um encontro propriamente dito) pessoas de coragem e determinação para lutar na mesma batalha que está sendo travada aqui em Anápolis (GO) por meio de protestos e no campo jurídico. Apesar de exaustiva, esta certamente será vitoriosa para aqueles que lutam pela libertação animal.


George Guimarães (reportando diretamente de Anápolis em 05/06/07)
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br


Para saber sobre o desfecho da ação do VEDDAS em Anápolis, acesse www.veddas.org.br/promessa.htm.


Fotos dos ativistas (obtidas de comunidades de ativismo no orkut em 05/06/07)













Fotos nossas (feitas na manhã do dia 05/06/07)