Congresso Internacional da Carne

Manifestação contra o Congresso Internacional da Carne

27 de abril de 2007

Cada passo da produção da carne é marcado por destruição e sofrimento – desde o desmatamento para a formação de pastos até o transporte e o abate. Os ativistas do VEDDAS pretendem expor esta realidade, denunciando em especial os danos que esta indústria acarreta ao meio ambiente e à sociedade.


As fotos da manifestação realizada hoje em São Paulo em protesto ao Congresso Internacional da Carne realizado no hotel Renaissance podem ser visualizadas aqui.

Após concentração em um ponto próximo ao local do evento, chegamos para encontrar a Polícia Militar já presente na entrada do hotel. A organização do evento tomou conhecimento sobre p protesto em função da entrevista concedida à Radio Bandeirantes pela manhã.

Após alguns minutos da presença dos ativistas, foram chamadas duas viaturas particulares de escolta armada. O Dr. Rogério Gonçalves, advogado militante na causa animal, nos brindou com a sua presença e garantiu que a manifestação corresse bem junto aos policiais, que apenas nos alertaram para não incorrer em atentado ao pudor em face da pouca roupa dos ativistas no interior da bandeja.

Nossa presença foi notada no interior do evento e conseguimos que vários congressistas viessem nos visitar do lado de fora, tendo que responder aos jornalistas presentes. Alguns conversaram conosco, outros nos questionaram, enquanto outros apenas debocharam. Tudo correu de forma ordeira e pacífica.

Nosso protesto destacou a devastação ambiental e sofrimento animal causados pela pecuária.


Obtivemos a cobertura dos seguintes veículos de comunicação:

- Rádio Bandeirantes: escute a entrevista em
www.nutriveg.com.br/radioband.wav ou
www.nutriveg.com.br/radioband.zip

- Revista dos Vegetarianos: Edição número 8 (maio 2007)

- Jornal da Tarde (será publicado em 27/04/2007)

- Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4457.shtml

Um jornalista da TV Globo telefonou pedindo para ser colocado no nosso cadastro de jornalistas, pois ele recebeu a notícia de um colega depois do evento ter acontecido.

O release para a imprensa e a convocação dos ativistas para participarem da manifestação podem ser visualizados abaixo.

O VEDDAS agradece aos ativistas de diferentes grupos que estiveram presentes e nos ajudaram a fazer a diferença e também aos que contribuíram à distância, divulgando a manifestação.

Abraços e até a próxima,

George Guimarães
Presidente
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br


---------------------


CONVOCAÇÃO PARA OS ATIVISTAS – PARA CIRCULAÇÃO IMEDIATA

Conforme divulgação abaixo, estaremos realizando um protesto no dia 27/04, por ocasião do Congresso Internacional da Carne.


Para os ativistas, seguem as instruções adicionais:

O uso de traje preto e sem mensagens é recomendado, mas não é obrigatório.

Uma vez que a performance programada utilizará nudismo, poderá haver intervenção policial e por isso a ação será pontual e de curta duração.

Precisaremos da atenção e cooperação dos ativistas no momento da montagem da bandeja com os ativistas nus. As instruções serão passadas no ponto de encontro.

O ponto de encontro será em frente ao Banco do Brasil localizado em frente ao metrô Consolação. Nos reuniremos a partir das 12h15. Todos deverão estar presentes até as 12h40. Partiremos pontualmente às 12h55 em direção ao hotel (que está localizado a uma quadra do ‘ponto de encontro’).

Levaremos nossos próprios cartazes. Por esse motivo, não é necessário levar outras faixas e cartazes.

Para evitar despertar a atenção dos seguranças, que têm a instrução para chamar a polícia em caso de protestos em frente ao hotel, garantindo assim a segurança dos ativistas nus (que estarão praticando uma contravenção penal) e uma maior duração do protesto, OS ATIVISTAS NÃO DEVERÃO REUNIR-SE EM FRENTE AO HOTEL A NÃO SER COM A PRESENÇA DE TODO O GRUPO! OBSERVE AS INSTRUÇÕES SOBRE O ‘PONTO DE ENCONTRO’.

A comunicação abaixo se destina à imprensa. Quem puder auxiliar divulgando, será ótimo.

Atenciosamente,

George Guimarães
VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br


---------------------


Para divulgação imediata à imprensa:


Grupo de defesa dos direitos animais e do meio ambiente organiza protesto contra Congresso Internacional da Carne em São Paulo

Quando: 27/04, sexta-feira, às 13 horas (pontualmente)
Onde: em frente ao Hotel Renaissance (Alameda Santos, 2233)

O grupo VEDDAS - Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade- realizará uma manifestação pacífica e contundente em protesto ao evento “Congresso Internacional da Carne”.

Cada passo da produção da carne é marcado por destruição e sofrimento – desde o desmatamento para a formação de pastos até o transporte e o abate. Os ativistas do VEDDAS pretendem expor esta realidade, denunciando em especial os danos que esta indústria acarreta ao meio ambiente e à sociedade.

Com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para o sofrimento e degradação provocados pela indústria da carne, ativistas do VEDDAS estarão expostos dentro de uma “Bandeja de Carne Humana”, com o corpo despido e embebido em tinta vermelha.

Contato: George Guimarães, nutricionista vegetariano e presidente do VEDDAS
Celular: (11) 9135-2116 / nutriveg@terra.com.br / www.veddas.org.br


Congresso Internacional da Carne:
http://www.cnpc.org.br/ims/site/port/index.asp?id=1