VEDDAS convida para os protestos do McDia Infeliz

VEDDAS convida para os protestos do McDia Infeliz


Convocamos todos os ativistas pelos direitos animais a participar com o VEDDAS dos protestos contra o McDia Infeliz!



Sábado, 29 de agosto de 2009, às 12h (em ponto)


Objetivo
Expor a hipocrisia do discurso dessa empresa que alega ajudar crianças com câncer enquanto comercializam um produto que, além de ser produzido à custa da exploração e sofrimento animal, é apontado como fator causador da mesma doença que eles dizem estar combatendo com as vendas obtidas nesse dia. É importante ressaltar que esse é o dia em que a rede de lanchonetes tem o seu maior faturamento anual e ganha atenção da mídia, que a descreve como uma empresa ética e consciente de sua responsabilidade social.



O que esperar
Durante o protesto, é comum que a gerência da loja visitada ordene o fechamento das portas, impedindo a entrada de novos clientes. A chamada de autoridades policiais no local também é esperada e a nossa postura é a de explicar o motivo do nosso protesto e a legalidade do mesmo, sempre respeitando as orientações dos policiais e jamais entrando em conflito com as decisões tomadas por eles. Mais uma vez, caso esse não seja o seu estilo de ativismo, esteja à vontade para ir protestar em outra unidade da rede de lanchonetes onde o protesto não esteja sendo organizado pelo VEDDAS!



O que levar
Sua disposição, voz e energia. Se tiver uma câmera fotográfica à sua disposição, traga-a também para registrar o protesto para divulgação posterior.



O que vestir
Calça e camiseta pretas. Preferencialmente, venha vestido com a camiseta preta do VEDDAS, o que dará mais uniformidade ao protesto, aumentando com isso o seu impacto.



Natureza do protesto
O protesto tem natureza pacífica e formato que respeita a legislação em vigor. Caso você se interesse por outras vias de ação ou postura, há dezenas de lojas da rede de lanchonetes espalhadas por todo o país e, nesse caso, pedimos que você não se inscreva para as ações que estão sendo organizadas pelo VEDDAS nessa data.



Dinâmica do protesto
A dinâmica do protesto será a de informar o público em trânsito pelo local sobre a realidade por trás da campanha enganosa promovida pela rede de lanchonetes. Isso será feito através do uso de megafones (ou a sua própria voz), entrega de panfletos e exibição de faixas. Serão formados grupos com no máximo cinco integrantes para estarem presentes na porta de diversas unidades da rede de lanchonetes no intuito de expor a hipocrisia contida no discurso de ajudar crianças com câncer enquanto comercializam um produto que, além de ser produzido à custa da exploração e sofrimento animal, é apontado como fator causador da mesma doença que eles dizem estar combatendo com as vendas obtidas nesse dia.



Quantas unidades serão visitadas?
O número de grupos protestando em diferentes unidades dependerá do número de ativistas inscritos. A lista das unidades selecionadas para serem visitadas serão informadas na sexta-feira após a confirmação de cada inscrição.



Como participar
Os interessados devem firmar o compromisso em participar dos protestos desse dia entrando em contato pelo e-mail veddas@veddas.org.br até quinta-feira, informando: nome, e-mail, telefone e região da cidade de São Paulo à qual tem mais fácil acesso (se for de outra cidade, informe a cidade e estado).



ATENÇÃO: NÃO SE INSCREVA caso não esteja 100% seguro de que poderá participar do protesto. Devido à natureza desse protesto, que pede um número pequenos de pessoas em cada unidade, é importante poder contar com a presença de cada um que se comprometeu em participar da ação.



Coordenadores de grupos de protesto
Aguardamos a inscrição de voluntários veteranos do VEDDAS (ativos e não-ativos) como coordenadores de grupo.



Acesse http://www.youtube.com/watch?v=cpwFKBieIAU para assistir ao vídeo do protesto do McDia Infeliz 2008, realizado em São Paulo com a participação de apenas quatro ativistas.



VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
www.veddas.org.br
veddas@veddas.org.br